2018 já começa com mudanças no mercado de e-commercer: A partir do dia 02/01, os Correios exigirão nota fiscal inclusas para despachar mercadorias. Ela deverá ser afixada na parte externa do produto.

Segundo o comunicado oficial, que você verifica aqui, a responsabilidade é do lojista e os correios podem se recusar a aceitar a encomenda em caso de descumprimento da norma.

Caso a empresa não quiser afixar a nota fiscal do lado de fora, deverá ser preenchido uma Declaração de Conteúdo para ser colocado no lugar na NF. Você consegue baixar o modelo da carta no próprio site dos Correios.

A nova exigência é de caráter tributário, ou seja, foi elaborada para atender determinações da legislação tributária, de acordo com declaração da estatal.

Impacto do Novo Processo para o e-commerce

Este novo processo impacta diretamente no sistema de despacho da empresa. Além da impressão da nota fiscal, terá que ser afixado e provavelmente isso possa ser um novo processo manual para ser trabalho. Em lojas virtuais com um grande volume de pedidos diários, é importante que isso não impacte na entrega.

Desta forma, ter alguma automatização do processo é ideal para ganhar tempo e evitar error manuais.

Como vemos no post que escrevemos anteriormente, o problema com entregas é um dos maiores motivos que causam reclamação no PROCOM. Confira mais detalhes sobre isso neste post.

Como anexar a Nota

Há vários formas que você pode anexar a nota fiscal. Desde colar com uma fita adesiva, um envelope, etc. Porém, o mais recomendado é que as empresas coloquem em um saco plástico do estilo canguru, ou em um saco plástico transparente simples. Desta forma, a NF não é danificada durante o transporte.

Então, fique atento à essas mudanças e deixe tudo preparado para não perder as suas vendas de inicio de ano!

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