Parafraseando o poeta Fernando Pessoa: integrar é preciso! O assunto integração é pauta na área de TI (Tecnologia da Informação) há muito tempo. E um dos caminhos mais simples para dar conta desta missão é fazer a integração via API (Application Programming Interface).

Tal alternativa ganha cada vez mais espaço e relevância nas empresas. O estudo “Keeping Score: Why Digital Transformation Matters Report”, realizado pela CA Technologies, que teve a participação de profissionais de TI em 21 países, entre eles o Brasil, revelou que um terço das companhias usam APIs para crescer e melhorar a velocidade de chegada de seus produtos ao mercado. E 54% delas acreditam que o uso de APIs traz vantagens perante os concorrentes.

Mesmo assim, a integração de sistemas ainda é um dos principais desafios das organizações e dos projetos de tecnologia. E pode até inviabilizar a adoção de um novo software por seus potenciais clientes.

A boa notícia é que existem empresas especialistas no assunto que têm expertise para apoiá-lo neste processo. Por isso, contar com um parceiro como o LinkApi é fundamental.  

Plataforma de integração: porque sua empresa de tecnologia precisa dela?

Não importa o tipo de software que você desenvolve ou implanta nos seus clientes, integrá-los a outras soluções que ele utiliza será uma necessidade, mais cedo ou mais tarde.

De acordo com dados do Gartner, o mercado mundial de serviços em nuvem pública deve crescer 21,4% em 2018, totalizando US$ 186,4 bilhões. A mesma pesquisa estima que as organizações tradicionais tenham, em média, 13 aplicativos alocados em algum serviço cloud.

Para todas elas, integração via API, por exemplo, se torna fundamental. Quando o assunto é conectar aplicativos em nuvem, as APIs são reconhecidas como uma opção simples e efetiva.

Contar com uma Plataforma de Integração como Serviço (IPaaS) é ter acesso a algoritmos de integração pré-construídos, interfaces de usuário com templates, funcionalidades customizáveis e fácil manipulação de linhas de comando. O que facilita (e muito!) a vida de qualquer profissional de TI.

Você que tem uma software house ou uma fábrica de software, fornece SaaS (Software as a Service) ou consultoria em projetos de tecnologia, conhece bem os riscos de não contemplar as integrações nos seus projetos. Por exemplo:

  • Quando o projeto não entrega a integração de sistemas, sua empresa perde a oportunidade de atender às necessidades específicas de cada cliente. Somente com uma plataforma de integração é possível se conectar facilmente às melhores ferramentas disponíveis no mercado, sejam elas on premise ou em nuvem.
  • Ao deixar de investir em uma plataforma de integração, sua empresa também perde a chance de mostrar diferencial competitivo e potencializar os resultados dos seus projetos. Afinal, entregar um projeto que vai demandar que seu cliente tenha que digitar dados de cá prá lá ou com sistemas que não se conversem certamente será muito frustrante.
  • Ou ainda, deixar por conta do seu cliente a definição e decisão de como integrar as soluções que ele utiliza vai deixar aquela sensação de que o projeto não termina nunca. E o transtorno poderá ser grande.

Essas situações mostram como viabilizar a integração entre sistemas é fundamental para o bom andamento de seus projetos. E uma plataforma de integração vem justamente para suprir essa necessidade.

Com o LinkApi, uma plataforma que está revolucionando o mercado de quem realiza integrações de software, você pode configurar as integrações de maneira simples e ter total controle sobre elas.

Veja como é fácil utilizar uma plataforma de APIs para realizar as integrações:

  • Forma intuitiva de elaborar os fluxos de integração, de acordo com as regras de negócio de cada um de seus clientes;
  • Cada aplicação ou sistema a ser integrado possui diversos componentes – chamamos de actions – que tratam das operações passíveis de integração entre as aplicações;
  • Nosso ecossistema já tem muitas aplicações disponíveis para que você faça suas integrações;
  • Você mesmo pode construir os fluxos de integração, ou indicar que seu cliente final acesse nossa Integration Store para adquirir as integrações necessárias para o projeto;
  • E é você que disponibiliza pacotes na Integration Store, configurados previamente, com as integrações padrão entre os sistemas envolvidos nos seus projetos;
  • O monitoramento do sucesso ou não das transações  é fácil também, com interfaces mais técnicas ou mais amigáveis, de acordo com o perfil de quem está acompanhando os fluxos de integração;
  • Um time dedicado a estudar as mudanças e novidades nos sistemas que estão no nosso ecossistema, o que permite que os seus fluxos de integração via plataforma LinkApi estejam sempre atualizados.

Existem diversos mecanismos na plataforma de integração para tornar seus processos mais ágeis e otimizar seus recursos. Com fluxos de integração personalizados, você pode tornar a integração entre sistemas uma estratégia mais inteligente.

Você já pensou em contar com integrações prontas para uso?

Vamos falar de ganho de produtividade!

O LinkApi já dispõe de mais de 150 aplicações prontas para que sua empresa possa viabilizar a integração dos mais diversos tipos de sistemas, quando precisar e sem qualquer dificuldade.

Os componentes inteligentes do LinkApi usam uma linguagem universal de comunicação aceitável para qualquer aplicação, de qualquer ecossistema. Ou seja, podem ser utilizados nas mais variadas soluções: e-Commerce, CRM (Customer Relationship Manager) e ERP (Sistemas e Gestão), entre outras.

O objetivo é ajudar a simplificar processos, garantir mais celeridade, agilidade e eficiência à integração via API, webservice, banco de dados ou FTP. Seus profissionais só precisam conhecer a plataforma, entender como configurar o fluxo das integrações, escolher as aplicações e ações a serem integradas, e pronto.

Se surgir alguma dúvida ou dificuldade, você conta com uma equipe de especialistas no assunto, para ajudar a resolver de forma rápida a situação e garantir a continuidade do projeto. Sem precisar gastar horas buscando e desenvolvendo formas de integrar os sistemas dos seus clientes, seu projeto fica mais produtivo, menos oneroso e mais fácil de ser finalizado no prazo.

Com uma plataforma de integração, sua empresa pode explorar um universo de novas possibilidades de projetos com qualquer tipo de sistema. Além disso, permite o gerenciamento e o controle das integrações, em tempo real, por meio de logs e alertas inteligentes.

Para conhecer a plataforma, entre em contato conosco e entenda como funciona o LinkApi. Surpreenda-se!

(Visited 312 times, 1 visits today)

Posts Relacionados

Compartilhe!
Bitnami