O conceito de iPaaS (Integration Platform as a Service) é relativamente novo e, como toda novidade, está em constante evolução. Para se ter uma ideia, a falta de um iPaaS pode causar transtornos para as empresas, como atrasos em entregas, perda de dados valiosos e ineficiência de todos os processos. Utilizar uma plataforma para acelerar o desenvolvimento de integrações por meio de APIs, ou até mesmo webservices ou banco de dados, ajuda a eliminar todas as dificuldades para fazer que os sistemas internos conversem entre si.

Dos casos de uso já criados e em uso no mercado – IoT, Analytics, Data Migration, Data Sync e SaaS do SaaS –, as três últimas são aplicadas em larga escala, permitindo maior interação das empresas com seu público. A ativação se dá, por exemplo, utilizando o iPaaS para sincronizar dados de consumo em uma loja online ou offline para um sistema de telemarketing. Isso permite ao consumidor receber uma mensagem muito mais personalizada e de acordo com suas necessidades.

Para o empresário, é uma plataforma que auxilia em sua jornada na transformação digital com uma tecnologia que permite fazer integrações de forma muito mais rápida e barata, possibilitando que ele foque no core do negócio. Consente também a interação de informações e aplicativos; sincronização de todos os dados dos sistemas hospedados em nuvem on premise; replicação de informações, independente dos volumes ou frequência de alterações, evitando também a duplicidade de dados; automatização e personalização de regras complexas de negócios que requerem, em tempo real, uma cadeia de utilização de dados, além da execução de processos com mais eficiência.

O diferencial das plataformas que têm se destacado no mercado são as que não medem esforços para proporcionar uma experiência incrível para quem cria e quem consome integrações. Além disso, no futuro, acredito que novas ferramentas irão trazer mais facilidades para os desenvolvedores construírem suas integrações.

Por fim, podemos dizer que essa é a engrenagem moderna, que roda e muda a estrutura do sistema, servindo como diferentes formas de utilização da solução que constrói, gerencia e integra sistemas, levando tranquilidade e segurança para as empresas que querem automatizar e agilizar seus processos na era da transformação digital. O segredo é investir em plataformas de qualidade e saber utilizá-las da melhor forma. E se precisar de ajuda, estamos por aqui!

 

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades e melhores práticas sobre Integrações do mercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai se interessar