A computação em nuvem já é uma realidade no universo corporativo, não importa o tamanho ou segmento de atuação. Seu crescimento exponencial aconteceu pela oferta de redução de custos e a facilidade de contratar um software como serviço  (SaaS). Ao mesmo tempo que sua adoção explodiu, surgiu também um novo desafio: como realizar a integração desses sistemas.

A utilização de uma Plataforma de Integração como Serviço (IPaaS) é a resposta para essa pergunta. Ela é um conjunto de serviços que permite conectar aplicações, além de protocolos de dados tradicionais e recentes que estão hospedados na nuvem ou no servidor da empresa — o chamado modelo on premise.

A IPaaS é capaz de fazer a governança dos fluxos de trabalho por meio da utilização de uma estrutura robusta de APIs de integração. Segundo o Gartner, já em 2016, ao menos 35% das médias e grandes corporações, em todo o mundo, usavam uma ou mais ofertas de iPaaS.

Quer saber mais sobre o assunto e conhecer o LinkApi, a plataforma de integração de sistemas mais completa e flexível do mercado? Continue a leitura!

1- Integração de sistemas: desmistificando o IPaaS

As empresas estão, cada vez mais, elegendo ofertas de iPaaS devido à sua afinidade com o modelo de software como serviço. Os benefícios são custos mais baixos, maior facilidade de utilização e rapidez no processo de integração.

O real valor do iPaaS está em sua funcionalidade: os usuários são capazes de mover dados de um sistema para outro. É possível, por exemplo, realizar e baixar ordens de compra do SalesForce. E tê-las também, para fins de registro, em um sistema de Enterprise Resource Planning (ERP) como o TOTVS.

As plataformas que realizam a integração de sistemas de forma tradicional até são capazes de se conectarem às aplicações complexas sem a utilização de APIs de integração. Mas elas requerem um time de Tecnologia da Informação (TI) que possua alta capacidade e experiência em configuração e análise de sistemas e banco de dados, encarecendo (e muitas vezes inviabilizando) o projeto.  

Já as ferramentas de iPaaS resolvem os mesmos problemas com o diferencial da facilidade de administração. Elas oferecem algoritmos de integração pré-construídos, interfaces de usuário com templates, funcionalidades customizáveis e fácil manipulação de linhas de comando (o que facilita o desenvolvimento de novas APIs de integração.

Confira abaixo outras cinco possibilidades da utilização de uma plataforma de integração de sistemas IPaaS:

  1. Integração unificada de dados e aplicativos;
  2. Sincronização de todos os dados dos sistemas hospedados em nuvem e on premise;
  3. Replicação das informações, independente dos volumes ou frequência de alterações;
  4. Automatização e personalização de regras complexas de negócios que requerem, em tempo real, uma cadeia de utilização de dados;
  5. Execução de processos com mais eficiência;
  6. Impede a inserção de dados duplicados, rastreando e mesclando as duplicações existentes.

Entenda porque você precisa de uma plataforma de integração via APIs.

2-  Conheça o LinkApi

LinkApi é uma plataforma de integração inteligente, eficiente e robusta. Fornece integrações totais entre diversos ecossistemas de tecnologia como: ERP, BI (Business Intelligence), CRM (Customer Relationship Management), Logística, Finanças, Marketing Digital, e-commerce e meios de pagamento, entre outros.

São mais de 150 conectores para as principais plataformas do mercado como Magento, VTEX, SAP, TrustHub e Linx, entre outras.

O LinkApi entende o modo de conectar e acessar seus sistemas por meio de uma  configuração simples e segura. E não importa o tipo de software e se ele está instalado na empresa (on premise) ou na nuvem. Em poucos cliques e de forma intuitiva as integrações são criadas. A otimização e atualização das APIs de integração são automáticas, garantindo ainda mais tranquilidade na operação.

É a melhor escolha do mercado para as empresas que desejam fugir do caos que é realizar internamente a integração de sistemas. A plataforma é capaz de automatizar todo o fluxo de informações, trazendo eficiência e inteligência à  operação.

O resultado? O tempo de realizar tarefas manuais como atualizações de pedidos, clientes e produtos em cada um dos sistemas utilizados ficou para trás. Isso significa transformação nos processos e melhoria significativa na geração de valor aos seus negócios.   

Conheça, abaixo, sete motivos para realizar a integração de sistemas com a plataforma LinkApi:

  1. Reduza custos: Custa caro ter um time de desenvolvimento de software criando integrações do zero. Com as APIs de integração é possível reduzir os custos a partir da utilização da inteligência pronta e disponível do mundo das integrações. O time de desenvolvimento poderá focar-se em outros assuntos importantes para o crescimento da empresa;
  2. Aplique suas regras de negócio: Determine, dentro da plataforma, quais são as regras utilizadas na sua empresa e realize integrações 100% personalizadas. É a forma mais eficaz de automatizar os processos. E garantir que eles estejam dentro das particularidades do seu negócio;
  3. Monitore: Acompanhe suas integrações em tempo real por meio de logs e alertas inteligentes. Tenha gerenciamento e controle avançados das APIs de integração de forma simples e precisa;
  4. Defina fluxos inteligentes: Estabeleça qual será o fluxo, o comportamento e as ações de integração realizados dentro de cada plataforma. De acordo com as necessidades do seu negócio é possível também escolher a frequência que a integração será realizada;
  5. Integre com facilidade: Os fluxos de integrações mais comuns de mercado já estão configurados e prontos para uso em formato de template. O setor de TI só precisa inserir as credenciais. Os packages, conjuntos de templates entre plataformas, também estão disponíveis para facilitar ainda mais as atividades;
  6. Customize os códigos: Personalize as integrações de acordo com as regras e necessidades do tipo do seu negócio. Além de poder customizar as integrações com o painel, sua equipe de TI também consegue incorporar o LinkApi dentro da plataforma utilizada.
  7. Conecte em diversos formatos: É possível realizar as interações utilizando formatos como Integração via API, Banco de dados, FTP e WebService.

Quer conhecer, na prática, como APIs de integração são capazes de revolucionar a forma como sua empresa faz negócios? Entre em contato, agora mesmo, com o LinkApi.

Acesse agora mesmo o LinkApi gratuitamente!

Pronto para revolucionar sua experiência com desenvolvimento de integrações? Acesse agora o LinkApi obtenha um kit completo de ferramenta e infraestrutura para integrações com suporte para REST, SOAP, Web-Service e Bancos de Dados de graça!

 

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades e melhores práticas sobre Integrações do mercado!

Você também vai se interessar
Leia Mais

A anatomia de uma API RESTful

Saiba em detalhes o que é uma API RESTful e como utilizar essa tecnologia em seus projetos e negócio, nesse primeiro post de uma série completa sobre o assunto.