Entregar o produto certo, na hora certa para o cliente certo. Este é o principal desafio do setor de Transporte e Logística. E qualquer desvio pode resultar não apenas em perda monetária, mas também em desgaste com fornecedores e clientes. E, para garantir que todos os processos, tanto do armazém como na logística da entrega sejam cumpridos à risca, a adoção de novas tecnologias e a integração de sistemas são fundamentais.

Para ter sucesso nessa jornada, diferentes soluções tecnológicas são utilizadas. E um levantamento feito pela LLamasoft, especializada em soluções para supply chain e a Movimenta Serviços Logísticos, realizado com 128 embarcadores e operadores logísticos brasileiros confirma isso. Segundo o estudo, das empresas entrevistadas:

  • 69% utilizam GPS e equipamentos de rastreamento;
  • 48% usam módulos para auditoria de pagamento de frete;
  • 46% usam módulos para programação de transporte;
  • 46% aplicam inteligência analítica ou BI (Business Intelligence);
  • 45% usam módulos de monitoramento e controle e gestão de operações.

Contudo, de nada adianta investir na adoção de novas tecnologias se elas não se conversam. Sua empresa precisa funcionar como um relógio suíço, onde cada engrenagem tem sua função e trabalha em perfeita sintonia com as demais. Todas as informações devem ser compartilhadas e estarem disponíveis para os mais diversos usuários.  

Quer saber como uma plataforma de integração de sistemas e a automação de  APIs (Application Programming Interface), entre outras aplicações, podem ajudar a sua empresa? Continue lendo esse texto!

Conheça o mundo da integração de sistemas

Você sabe bem o quanto sistemas como ERPs (Enterprise Resource Planning), CRMs (Customer Relationship Management), eCommerce  e WMS (Warehouse Management System) são essenciais para o funcionamento da companhia. Entretanto, muitas vezes, eles são de fornecedores diferentes. Para trocarem informações e colaborarem entre si, precisam de aplicações que promovam integrações entre eles.

E cada tipo de sistema tem também um modelo mais indicado para a aplicação de integração. Esses modelos podem ser dos tipos: banco de dados, FTP, webservice e API. Quer um exemplo? O Google Maps disponibiliza as APIs de integração para serem utilizadas, possibilitando usar os dados em outras aplicações.

Na prática, sua empresa poderia usar as informações do Maps dentro de outras soluções tecnológicas para otimizar o tempo e os percursos dos veículos. Ou para monitorar se estão nas rotas corretas, número de paradas e o tempo que foi dispendido em cada um. Isso via integração do seu sistema WMS com o Maps.

Já deu para perceber como a utilização das integrações pelo setor Logístico e de Transportes é importante, certo?

Porém nessa hora muitos gestores se fazem uma pergunta: vale mais a pena desenvolver internamente aplicações que façam as conexões ou utilizar uma plataforma de integração?

A resposta é: uma plataforma de integração de sistemas traz muito mais vantagens e benefícios para a sua empresa. Conheça, abaixo, 4 deles:

Foco no seu core business

Sua equipe de TI precisa ser focada em acompanhar as estratégias da empresa para buscar novas tecnologias e resolver problemas do seu negócio, não em criar aplicações para conectar sistemas.

Confiar em uma plataforma de integração significa usar APIs de integração que já estão prontas e são utilizadas por outras companhias. Isso se traduz em tranquilidade e segurança, porque o risco de problemas durante a implantação é minimizado.   

Fácil absorção de novos processos

Não existe rotina no setor Logístico, nenhum dia é igual ao outro. E tudo muda muito rápido: processos, produtos e clientes. Cada um exige um tipo de tratamento e toda equipe precisa estar preparada para corresponder às expectativas.

Se houver a necessidade de trocar um fornecedor de software, não há problema. Basta escolher o novo sistema e integrá-lo ao seu ERP ou WMS, sem nenhum tipo de dor de cabeça.  

A adoção de uma plataforma de integração agiliza os processos porque alguns fluxos de informações que devem ser enviados de uma área para outra e/ou de um software para outro são automáticos. Isso evita tarefas manuais e erros humanos, como preencher um dado importante em campo errado. Já pensou o impacto de trocar o CEP de entrega de uma encomenda pelo código de um produto, por exemplo?

Todo o conhecimento sempre à mão

Como disse o filósofo inglês Francis Bacon, conhecimento é poder. Mas ele só significa algo quando aplicado de maneira inteligente e direcionada. Imagine que você está em uma reunião com investidores e surge uma pergunta sobre um número que você não está preparado para responder.

Com a integração de sistemas e a troca de informações entre eles, todo seu time, seja quem utiliza gestão de frotas, BI ou WMS terá acesso a mesma informação, sem retrabalho. A integração vai dispor um panorama completo da sua empresa. 

Seu jogo, suas regras

A dinâmica do setor logístico muitas vezes é complicada, principalmente quando sua empresa presta serviços para diversos tipos de clientes com culturas e modelos de negócios diferentes. Você e seu time precisam ter jogo de cintura para se adaptarem, inclusive trabalhando em conjunto com eles.

Transportadoras, principalmente, precisam estar sempre conectadas aos clientes e passar constantemente o status das entregas. Já armazéns terceirizados têm que disponibilizar, em tempo real, o posicionamento de estoque.  

Ao pensar que cada empresa tem seus sistemas e rotinas próprias, o cenário se complica ainda mais. Mas essa questão não é difícil de ser resolvida. Seu time de TI tem toda a liberdade de realizar novos fluxos de integrações quando for necessário. A necessidade do seu negócio é que definirá as regras.     

Por que o LinkApi é a melhor escolha?  

Garantir integrações inteligentes, eficientes e robustas. Essas são as principais credenciais do LinkApi, que está pronto para conectar as mais diversas plataformas tecnológicas. São mais de 150 aplicações para software como Senior Sistemas, Oracle Logistics, Linx, TOTVS Protheus, SAP, TrustHub e Microsoft Dynamics.

A LinkApi é uma IPaaS (Integration Platform as a Service, ou Plataforma de Integração como Serviço), um modelo similar ao de software como serviço. E os benefícios, como você viu acima, são custos mais baixos, maior facilidade de utilização e rapidez. Quer conhecer outras features? Clique aqui!

É a melhor escolha para você que não deseja realizar internamente a integração de sistemas e quer otimizar a gestão operacional. Quer saber mais sobre como podemos ajudar, solicite uma demonstração.

 

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades e melhores práticas sobre Integrações do mercado!

2 comentários
  1. Olá !!! 
    Somos uma transportadora para o e-commerce, atendemos pequenas, médias e grandes lojas virtuais.
    Oferecemos entregas rápidas e coleta programada, rastreamento em tempo real e seguro para todos os produtos transportados por nós.
    Gostaria de saber se vocês fazem integração com transportadoras?
    Caso a resposta seja afirmativa, qual é o processo para integrar a vocês?
    Atenciosamente
    Julie Hernandes 
    Lafe Transportes e Logística
    ‪www.lafetransportes.com.br ‬
    Contato 
    ‪(11) 96150-9654 / (11)4305-0065‬

    1. Olá Julie! Muito obrigado pelo contato e interesse. Um dos nossos especialistas irá entrar em contato com você para prosseguir com mais informações de como podemos trabalhar em conjunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai se interessar