O planejamento é uma das fases mais importantes ao pensar em vender online. Mesmo se a intenção é vender em um marketplace ou loja virtual, saber o que vender, para quem e o quanto, é fundamental.

A concorrência por um espaço no ambiente virtual é grande e as lojas lutam para ganhar destaque entre as demais. As lojas precisam investir em algum diferencial, um planejamento, para que os consumidores se sintam atraídos, com desejo de comprar. Podemos destacar um atendimento personalizado e humanizado, qualidade superior, preço competitivo, exclusividade entre outros.

Por estes motivos o planejamento se torna tão importante. Não basta apenas criar uma loja para vender. É preciso ter diferenciais, como atender a um determinado público. Para tal, um conceito muito utilizado é o de cauda longa, em que é possível atingir as pessoas certas para um determinado nicho de atuação.

 

Mas como funciona na prática?

Imagine que você quer atuar no mercado de bicicletas. Ao vender bicicletas, o número de pessoas que vende produtos semelhantes é grande, tornando o mercado bem competitivo.

Ao ser mais específico, como bicicleta urbana, o número de concorrentes será menor, e você poderá alcançar um perfil mais exato para seu produto com menor concorrência. Desta forma poderá ser ainda mais assertivo atingindo um nicho de mercado específico.

O que é nicho de mercado?

É a divisão de um grande mercado, a segmentação de uma determinada área de consumo. Os nichos normalmente atendem problemas específicos de consumidores, que não são atendidos completamente pelos produtos e serviços existentes no mercado. Ele é considerado um sub-mercado, com foco em produtos específicos, que atendam determinado público.  

Os nichos servem para que uma loja consiga atender um determinado público ao invés de querer vender para todos. É uma estratégia que oferece excelentes resultados, pois pode fazer sua loja se destacar pela habilidade de conversar com um público específico.

Um nicho de mercado pode ser simples, desde que resolva um problema que antes não tinha solução ou que era mal atendido pelas soluções anteriores.

Como definir seu nicho de negócio

Primeiramente, é preciso definir o que você quer vender. Por exemplo: Móveis. Para definir o nicho, é preciso refinar o segmento de mercado, a fim de focar e se especializar em um segmento:

Móveis > Móveis de madeira > Móveis de madeira para sala >  Móveis de madeira para sala retrô.

Quando você chegar ao “Móveis de madeira para sala retrô”, encontrou o nicho de mercado. Este é bem específico, e o número de concorrentes será menor. A comunicação poderá ser mais eficiente, visto que poderá conversar diretamente com clientes potenciais.

Estas dicas são válidas para criar uma loja virtual, mas também se aplica ao ambiente de loja física. Mas antes de colocar em prática, é importante realizar pesquisas de mercado, a fim de descobrir se há consumidores para este nicho e se há ou quais são os concorrentes. Caso descubra um novo nicho, fique atento. Reflita sobre os riscos e potenciais deste nicho, descubra o porquê de ele ainda não ter sido explorado. Será que ninguém pensou nisso ou não há demanda?

Ao começar um negócio, as empresas contam com poucos recursos para investimento, portanto “Definir um nicho de mercado vai te ajudar a concentrar seus esforços onde eles têm maior probabilidade de dar certo.”  – Neil Patel

Existem diversos tipos de nicho de mercado. A segmentação pode ser de acordo com características, tais como:

  • Geográfica: Leva em conta o país, estado, cidade, bairro em que a empresa está localizada. Necessário estudar os concorrentes das proximidades e os traços culturais da população que ali se concentra.
  • Demográfica: Considera o gênero, idade, renda, grau de instrução, religião, o que pode ser levado em conta nos hábitos de compra e suas necessidades.
  • Psicográfica: A personalidade, o estilo de vida e os valores influenciam em seus hábitos e sua auto expressão.
  • Comportamental: Nichos criados para determinados hábitos de consumo e comportamento do público.

A importância de definir um nicho de mercado

Empresas com uma área específica agregam mais valor aos seus produtos, além de terem maior possibilidade de se destacarem entre empresas de mesmo ramo. Com o nicho bem definido, será possível saber quem é o público alvo, e as campanhas para venda conseguem ser melhor direcionadas.

Segundo Neil Patel, uma das referências em marketing digital atual, “Com um investimento bem menor, é possível atingir um público muito mais interessado no que você tem a oferecer.” Quanto mais específica for a empresa, mais o consumidor se identificará com ela. Perceberá que certo produto ou serviço está satisfazendo as suas necessidades e como deve criar sua estratégia.

Por mais que seja uma empresa pequena, específica para determinada fatia do mercado, é importante ter uma boa gestão. É possível assim, descobrir quais produtos são mais vendidos, ter visão do lucro da empresa, controlar contas a pagar e a receber, e diversas outras funções. O Tiny ERP auxilia na rotina de sua empresa, para que ela se mantenha sempre organizada e com informações essenciais para seu crescimento. Além disso, uma forma de se destacar em determinado ramo, é ampliar seus canais de venda. O Tiny pode ajudar também!

Conclusão

Ser uma loja de nicho, também tem o benefício de diminuir a concorrência. Tentar concorrer com gigantes do mercado, como Submarino e Amazon não é uma boa estratégia para quem está começando a vender. Além disso, atender a um determinado público passa a impressão de atendimento personalizado, com soluções exclusivas, entregando ao consumidor algo que ele realmente busca.

E o mais importante após encontrar o nicho. Pesquise para verificar se há demanda para este novo mercado. A ideia pode ser incrível, mas é preciso ter consumidores que comprem esta ideia.

Pense fora da caixa na hora antes de dar um pontapé inicial em um negócio. Os consumidores já estão cheios de opções comuns para adquirir seus produtos. Eles querem algo novo, surpreendente, e esta pode ser a chance de sua empresa se destacar.

Assim, poderá direcionar suas ações de marketing para o público certo, lembre-se: Seu público será mais exigente, pois sabe bem o que procura. Sua empresa deve entender deste ramo e prestar o melhor serviço possível.

Descubra qual o nicho de mercado que vai trabalhar, faça um planejamento, pense em possíveis canais de venda, utilize um ERP para auxiliar na gestão e vendas!

Fontes:

https://neilpatel.com/br/blog/nicho-de-mercado/https://www.empreendedor-digital.com/nicho-de-mercado

 

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