Integrar canais de venda é obrigação para quem quer manter-se no mercado de consumo cada vez mais digital. E ao menos os gigantes do mercado já entenderam isso. Um bom exemplo é o anúncio do Carrefour sobre um investimento mundial e bilionário em operações online e omnichannel. Serão 2,8 bilhões de Euros – cerca de 11 bilhões de Reais – aplicados com o objetivo de tornar a marca referência em e-commerce de alimentos. Na França, além de investimentos no serviço de compra online e retirada na loja, o delivery em até uma hora será expandido para 15 cidades.

Dinâmica

Compra no site, retira na loja. O consumidor pode escolher os produtos com calma, sem corredores apertados e lotados, filas no caixa, cadastros ou ‘sistemas fora do ar’; entre outros percalços que acabam minando a experiência de compra. O Omnichannel – integração entre os canais de venda – é o caminho que as marcas devem seguir se quiserem manter-se relevantes para seus clientes. O conceito, no entanto, vai além de simplesmente estar presente em todos os canais de venda ou comunicação, é preciso considerar a experiência como todo.

Estar atento

Um dos primeiros passos para quem está aderindo ao omnichannel é ter atenção com as integrações entre seus canais. De nada adianta comprar no site, por exemplo, e ao chegar na loja não encontrar o pedido pronto. A boa notícia é que não é preciso investir bilhões para garantir que seus canais estejam integrados. Há soluções acessíveis no mercado de tecnologia especializadas em facilitar integrações entre sistemas, plataformas, e-commerces e todo ecossistema digital.

Integração entre sistemas costuma ser uma dor de cabeça para programadores, pois há inúmeros tipos de linguagens e códigos. Só de API’s – o tipo mais comum de integração – são mais de 16 mil tipos.

Para todos

As plataformas de integração têm um modelo de negócio escalável. Sua solução é capaz de atender grande parte das aplicações independentes sem a necessidade de criar uma só linha de código. Isso faz das plataformas uma opção acessível para empresas que querem investir em ser omnichannel. Uma vez que os canais estão integrados, a marca está pronta para levar a experiência de seus clientes ao futuro do consumo.

 

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